Portal da Cidade Socorro

SEMANA DE CELEBRAÇÃO

Cinema de Socorro completa 80 anos com promoções para os espectadores

Nesta segunda-feira (20), todos pagam meia-entrada no cinema e recebem cupons para concorrer a prêmios

Publicado em 20/06/2022 às 11:45
Atualizado em

(Foto: VGCOM - ASTUR - CINE ORLANDI)

Na próxima sexta-feira (24), o Cine Cavaliere Orlandi completa 80 anos e para celebrar a data, preparou uma semana de promoções, começando por essa segunda-feira (20), com todos pagando meia-entrada nas sessões dos filmes Lightyer, Jurassic World: Domínio e Top Gun: Maverick. Além disso, quem for ao cinema até o dia 23 vai receber um cupom para concorrer a diversos prêmios.

As promoções que vão acontecer ao longo da semana serão divulgadas no Instagram @cineorlandi e a programação completa do cinema está disponível no site www.cineorlandi.com.br, onde também é possível adquirir os ingressos para as sessões.

História do Cine Cavaliere Orlandi

Recordação da inauguração do cinema que, na época, se chamava Cine Voga Imagem: Arquivo/Cine Cavaliere Orlandi

A história do Cine Cavaliere Orlandi, um dos mais antigos em atividade no país, começa em 1942, quando João Della Maggiori Orlandi construiu um casarão na Rua Campos Salles exclusivamente para abrigar o cinema, que na época se chamava “Cine Voga”. A nova atração da cidade estreou exibindo o filme “Legiões de Heróis” e, a partir daí, passou a acompanhar as evoluções da indústria cinematográfica, como a do início dos anos 50, quando surgiram os filmes em technicolor e foram lançadas algumas películas em terceira dimensão, para os quais as pessoas usavam óculos com lentes verde e vermelho fornecidos pela distribuidora para ter a impressão de participação nas cenas. Nesta época, também surgiram a tela panorâmica, o cinemascope, os sons de alta fidelidade e estereofônico, melhoramentos que foram introduzidos no Cine Voga que, em 1961 passou a se chamar “Cine Cavaliere Orlandi”, em homenagem ao proprietário falecido em 14 de outubro de 1960.

Anos mais tarde, por problemas e dificuldades na manutenção, o cinema precisou ser fechado, permanecendo sem atividades entre os anos de 1983 e 1996, quando voltou renovado. O projeto de remodelação, assinado pelo designer Guilherme Salles de Campos, manteve a estrutura externa do prédio, com algumas alterações: nos espaços das janelas fechadas, foram grafitadas cenas de filmes e personagens famosos como: Charles Chaplin, Zorro, Mazzaroppi, Marilyn Monroe, O Rei Leão, O Vento Levou, Titanic e Batman. Internamente também foram grandes as modificações: as paredes e o piso foram revestidos com carpete cinza e vermelho, foram colocadas novas poltronas estofadas e cortinas em veludo vermelho, em convivência equilibrada com os lampiões da década de 50, o que ainda permite aos saudosistas uma grata lembrança do passado.

Em setembro de 2006, os netos de Della Maggiori Orlandi assumiram a administração do cinema e passaram a investir na parte tecnológica do local, o que segue até os dias de hoje, como conta um dos sócios do Cine Cavaliere Orlandi, André Orlandi Marchese: “Gostamos muito de tecnologia e inovações, então procuramos sempre acompanhar as grandes redes de cinemas existentes no país e investimos na modernização dos equipamentos”.

Outra mudança realizada, tornou o cinema acessível e inclusivo, com lugar para cadeirantes e equipamentos de audiodescrição e linguagem de libras para que deficientes visuais e auditivos possam acompanhar os filmes, que hoje são exibidos em duas salas com capacidade para 269 pessoas.

Fonte:

Receba as notícias de Socorro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário